Ensaios ENS COBOTS ISO/TS 15066 e EN ISO 10218-2
Serviço de teste de força e pressão em Cobots para testes de impacto/esmagamento
Os chamados robôs colaborativos (CoBots) têm uma série de funções de segurança, como bloqueios de viagem, mudança automática de modos de trabalho ou controlo de paragem e força. A priori, estas funções permitem que o operador e o robot trabalhem em segurança no mesmo espaço.
No entanto, em termos de segurança, a sua instalação deve estar em conformidade com as disposições do DL50/2005 e da Diretiva Máquinas 2006/42/CE. Os requisitos legais destes regulamentos não podem ser garantidos sem a realização prévia de um estudo de teste de contacto.
Estes testes são um passo essencial antes de obter a marcação CE e poder validar o DL50/2005 na fábrica onde a aplicação CoBot é implementada.
Como garantir a segurança
Para garantir a segurança dos operadores, é necessário conhecer os riscos a que estão expostos. Segundo a instrução técnica ISO/TS 15066 e a nova norma PNE-prEN ISO 10218-2, estes riscos resultam da possibilidade de dois tipos de contactos num sistema CoBot/humano:
Contacto quase-estático
Este tipo de contacto ocorre em situações de aprisionamento ou esmagamento em que uma parte do corpo humano fica presa entre partes móveis do sistema robotizado e outra parte fixa ou móvel de uma célula de trabalho. Durante esta situação, o robô aplicaria pressão ou força sobre o corpo durante um longo período de tempo até que a situação fosse corrigida.
Contacto transitório
Este tipo de contacto, também designado por "impacto dinâmico", ocorre quando uma parte do corpo é atingida por uma peça móvel do sistema do robô, que pode estar a recuar ou a retrair-se. O corpo não fica preso ou esmagado, pelo que o contacto é de curta duração.
Contactar o serviço de medição da CoBots
Este serviço de medição deteta e valida situações de contacto quase estáticas e transitórias, com base em regulamentos existentes.
Inclui:
- Ensaios de medição de acordo com a instrução técnica ISO/TS 15066
- Documentação dos ensaios de impacto e de aprisionamento
- Ensaio das distâncias de segurança de acordo com a norma ISO 13855. A informação gerada indicará se são necessárias melhorias e, em última análise, garantirá a segurança em potenciais situações de contacto.